Museu Dom Bosco no Vila Galé Ouro Preto
Perspectivas e projeto (clique para ampliar):
Tive a alegria projetar o Memorial Dom Bosco, um projeto de expografia que assino com imenso carinho, dentro do Hotel Vila Galé, em Ouro Preto.
O conceito do espaço nasceu do desejo d museólogo @julianoadeusimoreira contar a história de Dom Bosco como personagem central, rodeado de narrativas de educação, religiosidade e amorosidade que marcaram a trajetória salesiana.
As cores dos salesianos — azul, vermelho e branco — foram integradas ao ambiente, criando uma experiência imersiva.
O expositor do quadro de Dom Bosco, inspirado nos cavaletes de Lina Bo Bardi, ganha leveza com uma base de espelho, promovendo a sensação de que a obra flutua no espaço.
As vitrines, iluminadas por LED e pintadas de vermelho, destacam indumentárias e objetos escolares históricos. Nossa Senhora e a antiga carteira escolar repousam sobre cubos brancos, posicionados diante de Dom Bosco, estabelecendo um diálogo entre educação e religião.
Outros elementos da antiga escola — como o filtro de água e o telefone — se somam a fotografias, gravuras e telas e livros do acervo salesiano, compondo um ambiente de memória e afeto.
Este projeto tem para mim um significado ainda mais especial: fui aluna do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas (SP), e trago comigo uma forte relação de afeto com a tradição salesiana.
Fotos (clique para ampliar):




























